quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Corpo Humano: você conhece?

O desenvolvimento do Esquema Corporal pela criança requer, desde os primeiros dias de sua vida, um esforço intencional do adulto educador no sentido de proporcionar uma gama de estimulações sensoriais para que ela possa construir uma leitura do seu corpo, reconhecer as suas partes, suas posturas, enfim, suas possibilidades de uso.

Essa tarefa é essencial para o seu desenvolvimento integral e para o processo de aprendizagem escolar, aliás "brincar com o corpo é fundamental" afetivamente, socialmente e cognitivamente.

O domínio pleno das funções corporais, muitas vezes, não é alcançado devido a diversos fatores, dentre eles: pouca ou nenhuma estimulação ambiental (seja na família ou na escola, "ah! ele não aprende mesmo, é deficiente!"). Pensamentos como esse "podem estar diminuindo" no âmbito escolar, mas ainda estão ao nosso lado no momento em que encontramos pessoas/alunos que não apresentam desenvolvida sua corporeidade.

Trabalhar um jogo como esse no computador não é uma tarefa muito fácil e pretendo executá-la nos próximos dias: a abstração desses conceitos aliada ao domínio de noções de direcionalidade é, geralmente, pouco desenvolvida em crianças com deficiência intelectual.

Vale lembrar que um jogo como este é apenas um instrumento de uso dessas funções e que sua apropriação acontece no mundo real (e não no virtual) durante o contato físico que estabelecemos, nas brincadeiras cantadas e nos jogos, na exploração de brinquedos e materiais como sucata permitem a experimentação de sua força corporal, equilíbrio, uso e forma.
Conhecer seu corpo... reconhecer o corpo do outro... e respeitá-lo acima de tudo!

Chega de conversa...vamos brincar!


Objetivo do jogo:

  • você deve manipular as partes do corpo do personagem de forma que estas encaixem no molde que se aproxima.
  • a cada nova fase as posturas se modificam.
  • você pode recomeçar o jogo sem perder as fases já conquistadas. (Noto que esse é um critéiro que motiva as crianças: elas não aprovam quando precisam recomeçar todo o jogo, torna-se "tortuoso" - mais uma dica importante na hora de selecionar uma atividade para a garotada.

FLEXÍVEL DAVE





Nenhum comentário:

Postar um comentário