domingo, 20 de junho de 2010

Etoys - Squeakland (software gratuito para animações)


Etoys
Squeakland

Conheci o Etoys, na primeira oficina que fiz durante a 9th WCCE 2009 - Conferência Mundial Sobre Computadores na Educação, ocorrida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul , Brasil, de 27 a 31/07/2009, durante workshop ministrado por Rita Freudenberg (Dinamarca), Kathleen Harness (EUA), Kim Rose (EUA) e Marta Voelcker (Brasil).
O Etoys foi desenvolvido pelo The Office for Mathematics, Science & Technology Education da University of Illinois At Urbana-Champaign, dos Estados Unidos, e pode ser baixado gratuitamente através do link abaixo:

Download gratuito do Etoys

Fonte: http://www.squeakland.org/

Etoys é. . .
uma ferramenta educacional para o ensino de crianças utilizando-se de recursos de mídia para promover o trabalho em autoria em um ambiente virtual e num sistema de programação visual; um programa de software livre que funciona em quase todos os computadores pessoais e seus sistemas operacionais. Um sistema parecido com a linguagem Logo, aquele que são necessários dar comandoa a tartaruga pra poder efetuar desenhos e formas. Mas o Etoys é mais prático e simples de manuseio.

Alguns vídeos / tutoriais (em inglês):

Lição 1: bem-vindo, projetos, esboços (10min 34seg)

Lição 10 - nomeação croquis, começando scripts(9min 52seg)

Lição 20 - lista dos jogadores (10:00min)

Lição 30 - script parâmetros; objetos catalogados (09min e 46seg)

Completado roteiro da história (06:00min)

Guias rápidos

Demonstrativos básicos

Observação 1: Apesar de os vídeos estarem em inglês, pela sucessão de imagens, é possível acompanhar esse passo a passo. Ou, na melhor das hipóteses, o professor que não domine o inglês desenvolva projeto de aprendizagem colaborativo, em parceria com algum professor de inglês de sua escola ou doutra escola.
Boa descobertas e trabalho a todos!

Um comentário:

  1. Oi! muito legal o blog! aproveito para compartilhar link para o livro "idéias poderosas" que traduzimos para portugues, e alguns desafios no site da Pensamento Digital:

    http://oficinas.pensamentodigital.org.br/ambientes_simulacao/index.html

    um abraço e muita energia inovadora!
    Marta Voelcker

    ResponderExcluir