segunda-feira, 14 de junho de 2010

Letroca

Letroca é um jogo que pode ser utilizado com crianças em fase de alfabetização. Além da habilidade de leitura e escrita e de possibilitar à criança ampliar seu vocabulário, o jogo desenvolve ainda, habilidades de percepção, atenção e criatividade.

É possível optar por jogar com ou sem tempo. De início, sugiro deixar a criança formar as palavras livremente, evitando que fique ansiosa ou se desestimule a jogar.

O objetivo do jogo é estimular a construção de palavras a partir das letras disponíveis. Quanto mais palavras formar, mais pontos ganhará. Lembrando que só valem as palavras cadastradas no banco de dados do próprio jogo, além de não ser permitido, ainda, nomes de pessoas. Ao final é possível encaminhar para o site uma lista com sugestões de novas palavras encontradas.

Uma alternativa bacana e acessível é que para crianças com maior limitação motora e que apresentem dificuldade em usar o mouse, o jogo pode ser executado com o auxílio do teclado. A criança tanto pode selecionar as letras clicando, como selecionando-as através do teclado. Formada a palavra, basta usar a tecla "enter" que esta executará a função do "enviar".

Para passar de fase é necessário escrever, pelo menos, uma palavra usando todas as letras.

Clicando na opção "como jogar" serão apresentadas todas as regras e orientações sobre o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário